II Congresso Internacional de Mediação da OAB/RS: mediação é realidade ou utopia?

A mediação surge como uma alternativa para alcançar a solução de conflitos, de maneira extrajudicial, e por meio de um convite à reflexão e negociação. Agora, a mediação é realidade ou uma utopia?


É justamente para encontrar respostas, ou levantar novas questões sobre o tema, que a OAB/RS promove o II Congresso Internacional de Mediação nos dias 11 e 12 de junho. O evento, que ocorre na seccional gaúcha, vai trazer profissionais de diversos países para os debates, entre eles Estados Unidos, França, Argentina e Espanha.

O congresso reunirá algumas das principais autoridades mundiais que tratam de assuntos em suas mais variadas especificidades. Serão debates, oficinas (com dinâmicas de grupo e práticas simuladas dos meios de resolução de conflitos), mesas redondas e momentos para apresentação de artigos científicos. O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, também participará do evento.

Na programação, entre os temas abordados estão: Mediação no Contexto Gaúcho, As Câmaras Privadas no Brasil, Câmaras Internacionais, Mediação no Ensino Jurídico, Administração Pública e a Mediação, apresentação de trabalhos científicos e ainda oficinas. As inscrições podem ser feitas pelo portaldoaluno.oabrs.org.br.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, diz que a mediação é fundamental e inovadora para a soluções de conflitos, registrando que ela e a arbitragem são instrumentos que vêm crescendo nos últimos anos: “A Ordem tem um compromisso indispensável com a defesa do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e da cidadania. É pela Casa de Mediação que a Ordem demonstra, de forma plena, esse compromisso com a cidadania”, frisou.

O presidente da Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR), Ricardo Dornelles, explica que, neste ano, o evento pretende inaugurar uma dinâmica de interlocução em escala internacional e nacional, esclarecendo pontos relevantes e vantajosos na sua utilização. “Durante o encontro, queremos promover a conscientização sobre as vantagens em utilizar a Mediação na resolução de seus conflitos internos e externos, além de reunir e promover intercâmbio entre especialistas reconhecidos”, fala.

Para saber como participar da apresentação de trabalhos científicos, acesse aqui:

Regulamento para Apresentação de Trabalhos e Submissão de Artigos – II Congresso Internacional de Mediação da OAB/RS